domingo, 22 de março de 2009

Refeições rápidas sem prejudicar a saúde

PhotobucketOlá queridas a matéria de hoje e para iniciarmos bem a semana é sobre como fazermos refeições rápidas sem prejudicar a saúde.


Photobucket



É do conhecimento geral que uma alimentação rica em gorduras e açúcar aumenta o risco de desenvolvimento de doenças crónicas não transmissíveis, como o cancro, doenças cardiovasculares ou diabetes.
Hoje em dia, o stress e a correria constantes nem sempre deixam tempo para uma alimentação saudável e recomendada. Acontece que, mesmo com os minutos contados, é possível confeccionar refeições mais salutares.
Muitas vezes, a pausa para almoço é demasiado curta e, normalmente, fora de casa. O importante é não substituir constantemente os alimentos próprios do almoço por alimentos mais próprios de lanches.
Pois, na verdade, uma refeição deverá começar por uma sopa de legumes, seguida de um prato completo (em que os legumes ocupem metade do prato) e terminada com uma peça de fruta. Esporadicamente, o prato pode ser substituído por uma sanduíche, de preferência feita com pão de mistura, integral ou de cereais e, se possível, com muitos vegetais.
Mas há outras refeições que devem merecer a nossa atenção, que são os pequenos lanches, a meio da manhã e a da tarde, pois é importante não estar mais que 3/3 horas e meia sem comer. Aqui poderá optar, por exemplo, por um iogurte ou uma peça de fruta, acompanhada por um pouco de pão, umas tostas, uma barrita de cereais integrais pouco açucarada, ou frutos secos.
Finalmente, ao fim do dia, quando chegamos a casa, nem sempre há tempo para fazer jantares de qualidade. E, na tentativa de melhorar o fim do dia, opta-se muitas vezes pelas refeições rápidas, que estão carregadas de sal e gordura. Nada mais errado.
Tendo presentes as regras da alimentação saudável que nos são transmitidas pela Roda dos Alimentos, devemos sim, atempadamente (por exemplo, ao fim de semana), procurar receitas de alimentação saudável.


Photobucket



Compras saudáveis

Para se tornar mais práctico, deve-se organizar uma ementa semanal, elaborar uma lista com os alimentos necessários e ir às compras depois de uma refeição, quando não tivermos fome, para conseguir resistir às tentações... E porque vivemos num mercado cada vez mais globalizante, em que são lançados e promovidos diariamente novos produtos alimentares, é importante saber escolher e fazer do supermercado um local de compras saudáveis.
Felizmente, hoje em dia, podemos contar com alguns alimentos saudáveis de preparação rápida, como o alho, a cebola, a salsa e os coentros congelados já picados. Há, ainda, uma variedade de legumes congelados ou leguminosas enlatadas,
que nos permitem poupar o nosso tão precioso tempo.
Mas, para não "comer gato por lebre", deverá ler e saber interpretar correctamente o conjunto de informações contido nos rótulos dos géneros alimentícios. Nomeadamente, a lista de ingredientes e a composição nutricional, reduzindo a ingestão daqueles cujos primeiros ingredientes sejam gorduras, sal e açúcares.
E lembre-se, cozinhar pode ser um prazer, principalmente se toda a família estiver envolvida. Nada mais relaxante, depois de um dia de trabalho intenso... Saiba que praticamente todos os pratos podem ser cozinhados de uma forma saudável. O baixo teor de gorduras e de sal são, no entanto, essenciais neste contexto. Pelo que, em vez de deitar fora o seu velho livro de receitas, aprenda a adaptar os pratos que mais gosta.

Dr.ª Clara Matos
Associação Portuguesa dos Nutricionistas


Photobucket

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá,Lurdeskida!
Parabéns pela re-inauguração do blog! Seu "Tachos e Panelas" está lindo e com posts muito interessântes!Gostei muito!
Estou levando seu Selinho!
Beijinhos,
MARY.