quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Bombons de figo

Photobucket Olá minhas lindas hoje tou vindo colocar uma receita que é tipica desta altura do ano e que eu faço sempre porque meu filhote gosta muito e por isso não posso deixar de fazer.
No dia 1 de Novembro comemora-se o dia de "Todos os Santos".
Neste dia as pessoas vão ao cemitério arranjar as sepulturas dos seus entes queridos que já faleceram, com flores, que por tradição nesta altura do ano são crisântemos.
É também neste dia que logo pela manhã se juntam grupos de crianças que vão batendo de porta em porta pedindo às pessoas que lhes dêem os "santinhos" pela alma das pessoas que já morreram. As crianças levam nas mãos uma bolsa de pano e quando fazem o pedido às pessoas, elas dão o que querem ou podem, como por exemplo: dinheiro, maçãs, castanhas, rebuçados, nozes, bolos, chocolates etc.
Antigamente todas as pessoas iam pedir os "santinhos" porque havia muita miséria e estas pediam por necessidade. Normalmente as pessoas punham as mesas com o que tinham em casa (comida e bebida) e quando chegavam os pedintes (pobres), eles entravam e comiam à vontade e à saída ainda lhes davam alguma coisa.
Hoje já só se pedem os "santinhos" para não se perder a tradição.
É costume neste dia as pessoas no Algarve confeccionarem bombons de figo, estrelinhas de figo e figos cheios para comerem e darem a quem os visita.
No dia 1 de Novembro as pessoas arranjam as sepulturas e no dia seguinte vão à missa de Finados, que é uma missa em memória de todos os que já morreram.


Photobucket


Ingredientes:
1 Cálice aguardente de medronho,
1,5 dl água,
5g erva-doce,
5g canela,
25g chocolate em pó,
200g açúcar,
250g amêndoas,
250g figos secos,

Preparação:
Triture as amêndoas e os figos. Numa caçarola, deite a água, o açúcar, a canela, a erva-doce, o chocolate e leve ao lume até ferver. Assim que ferver mexa bem e junte o figo, a amêndoa e a aguardente. Continue a mexer ate a pasta se soltar do fundo da caçarola. Deixe arrefecer. Ainda com a pasta morna, modele bolinhas com formato de bombons e passe por açúcar pilé.
visitas



blog comidinhas

1 comentário:

Sara disse...

Eu acho que é algo que você pode fazer com os seus filhos, espero que seja fácil, porque eu não sou bom em cozinhar e sempre errado, então eu sempre acabei indo com minha família para comer nos restaurantes em vila madalena