domingo, 14 de fevereiro de 2010

Inverno pede um chá quentinho

PhotobucketCom este o frio só apetece um chazinho bem quentinho. Para passar este inverno com saúde e disposição não perca a chance de aquecer sua família de todas as formas: escalda-pés, bolsas térmicas, meias e roupas quentes. E, claro, abuse dos chás! Eles são excelentes companhias nas horas de pausa, recolhimento, encontro ou aconchego... Podem ser terapêuticos ou simplesmente saborosos. Dependendo do que você precisa, há um tipo diferente.


Photobucket



Algumas dicas para um bom chá:

Os chás de ervas,
também conhecidos como tisanas, não devem ser fervidos, assim que a água entrar em ebulição, adicione as ervas, desligue o fogo e abafe por pelo menos 5 minutos.


Os chás de especiarias
podem ser fervidos para que peguem mais gosto.Se você puder, compre as ervas secas ou frescas soltas, por quilo. Você as encontra nas feiras livres, nos mercados municipais ou nas lojas de produtos naturais. Elas são muito mais frescas, saborosas e normalmente têm suas propriedades terapêuticas mais preservadas do que os chás de saquinho. Antes de adoçar, experimente seu chá puro e descubra as sutilezas do seu sabor!
Aqui vão algumas sugestões, mas não se acanhe de inventar seus próprios chás!


Para começar o dia:

Chá verde -
é um bom substituto do café, pois também contem cafeína. É também um bom desintoxicante. Experimente fazer uma infusão de 1 pitada de chá verde com algumas folhas de erva-cidreira.


Para acompanhar uma boa conversa:

Chá de maçã -
muito saboroso, combina bem com biscoitos ou bolos simples.Use maçã seca, canela em pau, cravo-da-índia e um bom pedaço de casca de laranja.

Chá de rosas -
muito chique, para tomar com as amigas!Faça a infusão com rosas secas e coloque um dedinho de água de rosas depois de pronto.

Tchai -
é o típico chá indiano, eles tomam tanto tchai como os outros povos tomam café. Ferva no leite por 3 minutos: canela, cravo-da-índia, vagens de cardamomo, gengibre (pouco), anis estrelado, zimbro e açúcar mascavo a gosto. Depois, adicione chá preto ou chá de jasmim e abafe por 5 minutos.


Digestivos:

Banchá -
é o "chá japonês". O mesmo que o chá verde, mas as folhas são envelhecidas por pelo menos três anos. Por ser altamente alcalinizante, também é indicado contra azia.

Chá de especiarias Ayurvédico -
recomendado para ativar o "fogo" da digestão. Indicado para quem tem digestão lenta, gases ou mau-hálito. Ferva paus de canela, alguns cravos-da-índia, vagens de cardamomo e 1 dedinho de gengibre. Podem ser tomadas várias xícaras ao longo do dia. Erva-doce - puro ou com canela, é uma delícia!


Para dormir como um anjo:

Camomila -
experimente adicionar à camomila algumas folhas de manjericão. É extremamente calmante.

Cidreira -
por ter um sabor suave e adocicado é muito indicado para as crianças também.


Photobucket



Agora faça seu chá preferido e disfrute!!!







Photobucket

2 comentários:

amizade disse...

ola coração adoro chás, sou da mesma opinião com este frio e chuva é o que apetece e nada mais beijocas grandes .AH diverte neste carnaval e no dias dos namorados!!!

fofurinhas disse...

Oi, tudo bem? Venho oferecer meu selinho de 20 mil visitas, pois vc me ajudou a conquistá-lo. Ele tá te esperando na salinha Presentes para Você. Espero que aceite-o, pois o fiz com muito carinho para pessoas tão especiais como vc. Beijos.